quinta-feira, 23 de abril de 2015

O Sermão da Montanha - partes VI à X

6. Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus!

O Jaguar é o Homem que busca limpar seu coração, tirando a terra que o impediria de cumprir sua missão, superando sua personalidade e modificando-se internamente. Tem o Jaguar de se livrar de seu ego, libertar-se dos valores materiais, harmonizar-se com o Universo, abrigando o amor e desprezando o egoísmo e a vaidade. Só sabe amar o Homem livre do seu egoísmo, que faz uma reforma profunda em seu interior, libertando-se de sua personalidade e reformulando sua escala de valores. O Jaguar busca sua evangelização progressiva, melhorando, com isso, a sua emissão e a captação de forças universais e telúricas, tornando-se instrumento cada vez mais afinado da Espiritualidade Maior. Assim, torna puro o seu coração e desempenha com maior eficiência sua missão. Sem maldade e sem malícia, consciente de suas obrigações, cumprindo e fazendo cumprir as Leis da nossa Doutrina do Amanhecer, vivendo equilibrado e harmonizado dentro da obediência à conduta doutrinária, o Jaguar tem confiança nas palavras do Cristo, reunindo condições de ter limpo o seu coração e, com isso, poder ver Deus!...

7. Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus! 

Buscando eliminar os seus conflitos íntimos, que surgem entre sua individualidade e sua personalidade, e são os maiores combates que o Jaguar enfrenta em sua jornada, vai o missionário se tornando um pacificador, porque, vitorioso em sua luta íntima, adquire a paz interior e se capacita para acalmar os ânimos daqueles que estão ao seu redor. Koatay 108 fez diversos comentários sobre o poder do Jaguar, especialmente em rituais, como o da Estrela Candente, em que pode aliviar e até terminar conflitos entre povos distantes. Sabe o Jaguar que o Homem em conflito consigo mesmo torna-se perturbador, pois os conflitos externos são consequência de um conflito interno. Jesus disse:

“Eu vos dou a minha Paz! Não a dou assim como o mundo dá a sua paz... Eu vos dou a minha Paz para que minha alegria esteja em vós, e, assim, seja perfeita a vossa alegria!” 

Sabemos, então, que temos a obrigação de sermos alegres, para termos um elevado padrão vibratório, o que nos dará a Paz do Cristo em nossos corações, a harmonização do nosso Sol Interior. Sempre que nos depararmos com um conflito, oremos ao Senhor, mesmo que seja mentalmente, abramos o nosso canal de emissão e confiantes nas palavras de Jesus (“...pois onde houver duas ou mais pessoas reunidas em meu Nome, ali estarei Eu, em espírito e verdade, no meio delas” ) vamos agir com equilíbrio, tranquilidade e muito amor, para que possamos receber a intuição divina, agirmos como instrumentos da Voz Direta, confiantes em nossos Mentores. O nosso trabalho de pacificar os irmãos em conflito, de fazer uma doutrina baseada no amor e nos conhecimentos de nossa missão, nos permitirão sermos chamados Filhos de Deus!

8.Bem-aventurados os que padecem perseguição por amor da Justiça, porque deles é o Reino dos Céus!

O Jaguar em harmonia com os Planos Superiores, tendo equilibrado seu Sol Interior, com sua consciência despertada, agindo na Lei do Auxílio pela força do seu amor e da sua caridade, vivendo sua perfeita conduta doutrinária, tem uma atitude justa e reta para com Deus. Arraigada na vaidade e no egoísmo, a Humanidade, através dos tempos, sempre tem desprezado e perseguido os sábios e os justos, simplesmente por julgá-los superiores aos demais. Ser bom, ser justo, agir corretamente - isso causa temor aos que estão ao redor, e gera conflitos e perseguições. Um provérbio árabe diz:
Por que me queres tão mal se nunca te fiz qualquer bem?
Certamente existem componentes transcendentais em muitos casos, mas a verdade é que ser bom, fazer o bem, provoca reações negativas em quem recebe os benefícios. Quem leva a vida em desatinos, mergulhando cada vez mais fundo no abismo negro dos vícios, das maldades e das agressões, não se sente bem perto de alguém que seja equilibrado e bom. São vibrações antagônicas, padrões vibratórios diferentes, e o resultado é que surgem situações de deboche, maledicência e provocações. O mau sabe o quanto é difícil ser bom, que não conseguiria atingir aqueles graus de sabedoria, de perfeição moral, de consciência e de conhecimentos, e daí nasce um sentimento de frustração, que leva a ressentimentos e a perseguições. Por todos os tempos, o Homem tende a se acomodar numa situação em que se diz colocado “pela vontade de Deus”, esquecido de que toda a sua reencarnação foi por ele mesmo programada, e não tem a preocupação de progredir material e espiritualmente. Não aceita que alguém possa ser melhor do que ele. Passa, então, a destruir indiscriminadamente todos os que julga acima dele, por puro sentimento de inveja e frustração. Olham como ofensa pessoal todo aquele que demonstra ter melhor capacidade em qualquer segmento profissional, social ou moral. Se esse Homem tem poder em suas mãos, passa a ser um perseguidor violento de suas vítimas. Jesus sabia como seus seguidores seriam perseguidos, e advertiu os apóstolos para terem confiança em suas difíceis missões. Harmonizados em suas relações com Deus, quando sofrerem perseguições por causa de nossa Doutrina, os Jaguares sabem, como o sabiam os apóstolos que morreram cantando em meio aos terríveis suplícios, que o prêmio sublime da confiança e do amor em Jesus, será o Reino dos Céus.

9. Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, por minha causa, mentindo, disserem todo o mal contra vós. Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos Céus, pois assim também perseguiram os profetas que viveram antes de vós! 

Jesus adverte sobre as dificuldades que, por todos os tempos, se fizeram presentes na jornada de Seus missionários. Em Sua presença, escribas e fariseus O acusaram de ser enviado pelo demônio, pois ouviam suas críticas profundas ao sistema religioso vigente na época. Falando aos apóstolos, Jesus disse (Mateus, X, 16 a 20):

“Eis que eu vos mando como ovelhas no meio de lobos. Sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Guardai-vos, porém, dos Homens. Arrastar-vos-ão para os seus tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas, e por minha causa sereis levados à presença dos governadores e dos reis, para lhes servirdes, a eles a aos gentios, de testemunho. Quando vos levarem, não cuideis como ou o que haveis de falar. Porque naquela hora vos será inspirado o que haveis de dizer. Porque não sois vós que haveis de falar, mas o Espírito de vosso Pai é o que fala em vós.” 

Essa perseguição é, assim, de longa data, e o que Jesus nos ensina é que devemos superar nosso medo e nos entregarmos, confiantemente, à Sua santa vontade, sabendo que a Espiritualidade Maior nos concederá todo o auxílio para a superação das dificuldades. Sempre teremos, por nosso merecimento, a Voz Direta que falará por nós nos momentos difíceis, projetando em nossas mentes o que deveremos dizer àqueles que nos injuriarem e nos perseguirem por causa de nossa Doutrina. Resistindo sem violência, mas sim com amor, grande será nosso galardão no Reino dos Céus.

10. Vós sois o sal da Terra! Se o sal perder a sua força, com que outra coisa se há de salgar? Para coisa alguma ficará servindo senão para se lançado fora e pisado pelos Homens. 


Jesus nos adverte para sermos autênticos, conscientes de nossa Doutrina, usando o sal como comparação, pois o sal tem importante papel na história do Homem, servindo como tempero e conservante de alimentos. Só que deve ser usado na dose certa, sob risco de estragar o paladar .Assim deve ser, também, conosco. O Jaguar harmonizado e consciente, sabe dosar a sua Doutrina, sem se tornar insistente ou impertinente, sabendo como e quando agir, afastando o fanatismo e as superstições, analisando e sentindo cada situação de modo a atender à necessidade de quem o procura. Precisa ser evangelizado e correto em sua conduta doutrinária ,para que possa agir, falando e vibrando com precisão, na Lei do Auxílio. Como o sal, não pode ser demais e nem de menos - há que saber dosar! Caso se afaste desta realidade, caso use sua mediunidade para auferir benefícios materiais ou prestígio social, perde a sua força espiritual, e será lançado fora e pisado pelos Homens...


Nenhum comentário:

Postar um comentário